sábado, 25 de junho de 2011

As tribos e um ‘levantador dançarino’ surpreendem na 2ªnoite do boi Garantido



Sebastião Jr se transformou em boto, dançou e cantou. As tribos de Juruti também arrancaram aplausos da galera

Leandro Tapajós
Do Portal acrítica.com
Uma apresentação cheia se surpresas. Assim pode ser definida a segunda noite de apresentação do boi-bumbá Garantido durante o 46º Festival Folclórico de Parintins na arena do Bumbódromo. Se em anos anteriores o bumbá trouxe elementos externos – como um homem voador, um paraquedista, ou um enorme balão –, em 2011 as surpresas ficaram nos blocos musicais e coreográficos. Na apresentação deste sábado (25), o bumbá deu um show de superação e passou de técnico, referindo-se a noite anterior, para a condição de emocionante.
O tema apresentado no show da noite é “Miscigenação e convivência pacífica – Amazônia Cabocla Hoje. Antes da festa o apresentador Israel paulain disse que noite seria melhor que a primeira e que surpresas deveriam ocorrer. Ele estava certo.
Após a contagem a celebração folclórica foi montada. O momento cênico foi intitulado de “A Amazôniada Palha e cipó”, com alegoria assinada pelo artista José Trindade. Nele saíram Sinhazinha da fazendo, porta-estandarte, boi-bumbá e amo do boi.
Tribos e botos
Aos 40 minutos de apresentação as tribos do Garantido entraram em cena. Esse era um dos momentos mais esperados e um dos trunfos do boi vermelho. As coreografias levantaram a plateia e ainda interagiram com a apresentação dos tuxauas.  
Depois das tribos foi a vez do levantador de toadas tocar violão e cantar “Geração Garantido”, que concorreu ai item Toada (letra e música). O levantador cantou “a caboclitude dos povos da Amazônia”, segundo o apresentador.
O boto mais uma vez vai invadiu a arena e seduziu as moças na encenação da lenda Amazônica.  Desta vez quem foi o próprio boto foi o levantador de toadas Sebastião Jr.
A apresentação que iniciou as 20h (hora Parintins) terminou após 2h24 minutos. Faltando 10 minutos para o fechamento dos portões a batucada do Garantido e os itens saldaram a galera e saíram da arena. A cunhã-poranga Tatiane Barros deixou a arena chorando emocionada.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário