quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bumbás se movimentam para escolher os jurados do Festival



Conforme o regulamento do festival deste ano, as agremiações tinham até esta segunda-feira (23) para indicar os nomes à SEC, ou seja, 13 dias antes da data de início das apresentações dos bois
Saulo Borges
Da equipe de A Crítica

As relações contendo os nomes dos fiscais indicados pelos bois Caprichoso e Garantido, que participarão da escolha dos jurados do 46º Festival Folclórico de Parintins, está desde desta segunda-feira (13), em poder da Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Ou seja, a sorte está lançada e a guerra dos bumbás por mais um título já começou.

Conforme o regulamento do festival deste ano, as agremiações tinham até ontem para indicar os nomes à SEC, ou seja, 13 dias antes da data de início das apresentações dos bois.

O festival ocorre sempre no último final de semana de junho, este ano nos dias 24, 25 e 26.

Quem pensa que o título do festival é disputado na arena nos três dias de festa está enganado.

A vitória de um bumbá já começa a se definir na escolha dos nomes que vão compor essa lista. O fiscal tem de ter sensibilidade, ser estrategista, antenado, articulado e experiente. Cada passo fora pode custar o título do festival.

A diretoria do boi Garantido informa que protocolou o documento na Secretaria às 14h39 desta segunda-feira.

Na lista, a reportagem apurou que há sete nomes de possíveis fiscais do boi vermelho, o que nunca ocorreu em todos esses anos de festival. Cada boi tem de indicar três nomes. A diretoria do bumbá afirma que tem definido os três nomes, conforme o regulamento. São eles Walfran Braga, Fábio Cardoso e Márcio Gomes.

Walfran tem 49 anos de idade, é de Manaus, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é doutor em Estatística e ainda empresário. Fábio Cardoso tem 28 anos de idade, é nascido em Parintins e é advogado. Márcio Gomes tem 34 anos de idade, é nascido em João Pessoa (PB), e é administrador.

Do lado azul do boi Caprichoso, que busca o título de bicampeão este ano, estão Dernando Reis, Jender Lobato e Marcan Uchôa.

A relação não apresenta mudanças.

Há alguns anos o Caprichoso vem mantendo estes nomes como fiscais principais do boi, com o dever de escolher os jurados que vão escolher o boi campeão.

Dernando é empresário de Manaus. Jender é advogado experiente, nascido em Parintins, e tem 28 anos de idade. Marcan Uchôa é engenheiro agrônomo e funcionário público estadual.

Neste sábado (18) às 10h, na sede da SEC, no Centro de Manaus, acontece o sorteio dos cinco estados de onde serão escolhidos os três que serão visitados pelos seis fiscais dos bois, para a escolha de 10 jurados, sendo nove e o presidente da comissão julgadora.

Dos 26 estados e Distrito Federal, apenas 18 estão aptos para fornecer os jurados.

O Amazonas e os demais Estados da região Norte do País não integram a lista.

A maioria dos Estados aptos está no Nordeste, são nove ao todo.

Dos cinco estados sorteados para a escolha dos jurados, cada boi tem direito de vetar um, restando três estados para serem visitados pelos ficais.

A viagem do grupo, como tem ocorrido em festivais passados, ocorre no dia seguinte ao sorteio, ou seja, no próximo domingo (19), os fiscais devem embarcar em direção aos Estados escolhidos no sorteio.

Eles se dividem em grupos e visitam universidades para a escolha de pessoas, teoricamente, de renome, respeito e ligadas à arte, a cultura e ao folclore.

Pela quantidade de Estados, o Nordeste deve escolher o campeão do festival deste ano.

Elemento novo
Um elemento dentro da festa dos bois ganhou notoriedade ao longo desses últimos anos, é aquele escolhido pelos bois para ficar dentro da casa onde ficam hospedados os jurados, nos três dias de festival folclórico. Pode-se afirma que essa notoriedade vem ocorrendo desde a participação de Milena Fagundes, como fiscal do Garantido, dentro da casa, e depois de Marlessandra Santana, pelo lado azul, na mesma função.

Conforme o advogado Jender Lobato, fiscal do Caprichoso, o regulamento do festival diz que este nome deve ser indicado pelos bois até sete dias antes do início das apresentações, ou seja, até a próxima sexta-feira (17), esses nomes devem ser indicados também à SEC.

Consultada sobre quem estará no encalço dos 10 jurados do 46º Festival de Parintins, a diretoria do Garantido faz mistério. Fontes extra-oficiais dão conta de que será a empresária “quase roxa de tanto vermelha” Ana Paula Perrone ou Chico Cardoso, teatrólogo, membro da comissão de artes do Garantido.

Guerra esquenta
“O contrário está sendo estratégico na indicação dos fiscais”, afirma Jender Lobato, “quase lilás de tanto azul que é”.

Segundo ele, nem Walfran, nem Fábio Cardoso nem Márcio Gomes viajarão pelo Garantido para a escolha dos jurados. “Eu aposto! Pode anotar! Eles vão levar Felipe Júnior, Marcos Costa e Pedro. Pedro é policial rodoviário federal, conhecido como Pedro Kaçaweré”, afirma, sorrindo.

Jender lembra que o empresário Felipe Júnior e o advogado Marcos Costa sempre estiveram entre os indicados do “contrário” para liderar o corpo de fiscais e que, na opinião dele, a diretoria do Garantido não mudaria esses nomes se não fosse por um motivo forte.

“Fábio Cardoso não vai mesmo! Ele está com a mulher dele grávida, e o neném vem por esses dias. Então ele não vai”, garantiu.

Sobre o nome do Caprichoso que vai estar na casa dos jurados, Lobato faz silêncio também.

“A diretoria do boi não me deu licença para divulgar isso. Mas eu tenho um palpite sobre o nome que eles (o Garantido) vão colocar dentro da casa. Ou é a Ana Paula Perrone ou a Ceciliene. Chico Cardoso não sereia escolhido por ser da comissão de artes deles, então ele também não vai ficar preso na casa dos jurados. Eles não fariam isso”, afirma o advogado, sempre sorrindo.

Pedro Kaçawaré, na verdade é Pedro Alves, tem 39 de idade, é policial rodoviário federal e ritmista da Batucada do Garantido. Foi tentado contato com ele para saber se o boi vermelho cogita apontá-lo como fiscal, mas sem sucesso. Ceciliene Pedrosa é funcionária pública federal, é hoje considerada uma das principais articuladoras do boi da Baixa do São José, o Garantido, é adepta do tipo Ana Paula Perrone, quase roxa de tão vermelha.

Visitas
A subsecretária estadual de Cultura, Elizabeth Catanhede, confirmou que no próximo sábado (18), ocorre o sorteio dos Estados que devem ser visitados pelos fiscais dos bois. Ela confirmou ainda que os dois bois já protocolaram a relação com a indicação dos nomes desses fiscais, até ontem.

Segundo Elizabeth, os fiscais viajam mesmo no domingo (19), para os estados. Eles seguem divididos em grupos de dois, para cada um dos três estados escolhidos e já voltam a Manaus, com os jurados, que seguem posteriormente para Parintins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário