segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caprichoso homenageia o povo na 3ª noite de festa

26/6/2011
O boi azul abre a apresentação deste domingo (26), e promete muitas surpresas na arena e na galera

Piero Caíque
Do Portal A Crítica
Foto: Evandro Seixas

A terceira e última apresentação do Boi-Bumbá Caprichoso deste ano, trouxe à arena o tema “A Magia que vem do Povo” e cumpriu as promessas de sacudir a galera do lado azul com o que há de mais simples na cultura, a alma alegre do povo amazonense.

David Assayag em uma apresentação ousada, repetiu um feito visto em 1998, ainda pelo garantido, quando entrou sozinho na arena. Desta vez sem óculos escuros e guiado por um fio no meio da arena, o levantador entrou na arena cantando a toada “Canto, Verso e Prosa”.

O ritual indígena da terceira noite do boi azul trouxe à festa o Abaçaí, a lenda de um ser que punia caçadores e os transformavam em animais. A cênica do caprichoso metamorfoseada em animais invadiu a arena.

Os itens individuais femininos evoluíram com indumentárias homenageando o povo, a cultura e os próprios animais amazônicos, com graça e leveza deram as graças para o boi azul, que em uma demonstração de destreza do tripa Marquinho, evolui no meio da galera e surgiu suspenso em alguns momentos da noite.

Junior Paulain, representou o chefe da nação parintintin, com indumentária de Edwan Oliveira, levantou a galera do Caprichoso com texto emocionante em sintonia com a cênica do boi que contou com membros do Corpo de Dança Caprichoso (CDC) de Manaus.

Para a presidente do boi Caprichoso, Márcia Baranda, a apresentação do azul finalizou com chave de ouro o ano do touro negro, que este ano defendeu o tema “A Magia que encanta”.


Resultado

Apuração do festival será realizada na tarde desta segunda (28), às 14h, no Bumbódromo, onde o vencedor da 46ª edição do Festival Folclórico de Parintins será conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário