quarta-feira, 15 de junho de 2011

Canto da Mata e Lanayra dão boas vindas ao Festival de Parintins

Hêmilly Lira, portalamazonia@redeamazonica.com.br


Grupo de Boi-Bumbá "Canto da Mata"
A tradicional “Festa dos Visitantes”, que abre oficialmente o 46º Festival Folclórico de Parintins, município do Amazonas, terá um toque especial de novidades relacionadas ao Boi-Bumbá. No dia 23 de junho, a banda Canto da Mata e a cantora Ianayra prometem inovar na abertura do show internacional do cantor internacional Colin James Hay, no espaço Planeta Boi.
De acordo com um dos componentes da banda Canto da Mata, Mailzon Mendes, o convite veio pessoalmente do prefeito de Parintins, Bi Garcia. “Nós sempre apostamos no talento da Ianayra, e depois que ela ficou conhecida nacionalmente por meio de um programa de TV, nós formulamos um show especial”, explica o cantor.
O Canto da Mata é formado por Alex Pontes (vocal), Alseo Anselmo (teclado), Neil Armstrong (violão), Geraldo Brasil (violão) e Mailzon Mendes (vocal). Há 15 anos juntos, os músicos são responsáveis por muitas inovações do ritmo do Boi-Bumbá, como a toada Ritmo Quente, que estará no repertório do dia 23.
Composta pelo grupo, a toada foi gravada recentemente pela cantora Ianayra em ritmo eletrônico, provando a inovação que os artistas estão dispostos a apresentar na Festa dos Visitantes. A parintinense Iana, como gosta de ser chamada, reside atualmente em São Paulo e cumpre agenda de shows por lá.
Cantora Ianayra
No repertório para o pré-show em Parintins, Ianayara canta em dueto com Alex e Mailson outras toadas como Boi da Estrela (Boi Altaneiro) e Chegada do meu Boi, ambas as composições do Boi Caprichoso, representado pela cor azul.
Ainda no show na ilha tupinambarana, Mailson antecipa que o público que for ao Planeta Boi terá a oportunidade de prestigiar uma homenagem a Amazônia. “Cantaremos uma canção chamada ‘Povo das Águas’, composição minha e de Alseo Anselmo”, diz Mendes. O grupo preparou um clipe com uma mensagem de preservação e de paz para o mundo.
Com toda essa afinidade entre Canto da Mata e Ianayra, Mailzon Mendes ainda antecipou ao Portal Amazônia que a parceria pode resultar em um álbum inédito, ainda sem data para entrar em estúdio.
Atração internacional
Colin James Hay
O cantor internacional Colin James Hay, traz para o Amazonas o show “Men at Word. Colin Hay of Men at Work”. Hay conheceu o guitarrista Ron Strykert em 1978. Começaram a tocar e compor juntos as canções e formaram, o “Men At Work”. A banda tinha Hay como vocalista e guitarrista, Strykert na guitarra, Jerry Speiser na bateria, John Rees no baixo e o multi-instrumentista Greg Ham nos teclados, sax, gaita e flauta, entre outros.
Em 1980 eles tocavam em hotéis e pequenas casas em Melbourne quando gravaram e lançaram o single independente, “Keypunch Operator“, que tinha em seu lado B uma versão anterior do sucesso “Down Under“. Pouco tempo depois foram contratados pela CBS Records, pelo produtor Peter McIan, para gravarem seu primeiro álbum. “Business as Usual” foi lançado no final de 1981 na Austrália, e no ano seguinte na América, liderando as paradas por 16 semanas consecutivas. O álbum recebeu disco de multi-platina, e sua vendagem excedeu 10 milhões de cópias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário