sábado, 25 de junho de 2011

Omar Aziz anuncia inauguração de escola de tempo integral em Parintins

Segundo o governador, a inauguração será dia 4 de julho e este é o primeiro CETI do Interior, mas está em planejamento a construção de escolas de tempo integral em outros 20 municípios

Parintins, 25 de Junho de 2011

acritica.com




O governador Omar Aziz anunciou para o dia 4 de julho a data de inauguração do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI), construído pelo Governo do Estado em Parintins. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, dia 24 de junho, durante a inauguração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFAM). Segundo Omar, que está no município junto com a primeira-dama Nejmi Aziz, para acompanhar o 46º Festival Folclórico de Parintins, este é o primeiro CETI do Interior, mas está em planejamento a construção de escolas de tempo integral em outros 20 municípios. De acordo com ele, a licitação das novas unidades está sendo preparada.

O CETI de Parintins, assim como as outras unidades projetadas para o interior do Estado, tem o mesmo padrão das unidades da capital, com estrutura para manter o jovem na escola nos dois turnos escolares. O aluno entra às 7h e sai às 17h. As escolas possuem 24 salas de aula e capacidade para atender cerca de mil alunos, oferecendo, além do conteúdo curricular tradicional, atividades extracurriculares, como música, dança e esporte. “É uma oportunidade que quero oferecer para que os jovens amazonenses tenham um ensino diferenciado e de qualidade”, destacou o governador.
As escolas são equipadas com laboratórios de informática, ciências, biblioteca, videoteca e TV Escola, sala de projeção, auditório, sala de música e de dança, quadra poliesportiva, campo de futebol, academia, área de recreação e piscina semi-olímpica. Segundo o governador, a escola iniciada em novembro do ano passado, é a maior obra da cidade dos últimos tempos. “Nenhuma escola privada na capital possui estrutura semelhante aos CETIs”.
Ensino Técnico
Omar Aziz enalteceu a iniciativa do Governo Federal em construir o IFAM em Parintins e em outros cinco municípios amazonenses, além de Ipixuna, que será o próximo a ter uma unidade de ensino técnico médio e pós-médio. “Eu fui aluno da Escola Técnica Federal do Amazonas, hoje IFAM, e sei da importância dela, pois mudou a minha vida. Imagine um projeto desses no Baixo Amazonas. Quantos jovens não terão a oportunidade que tive?”.
O IFAM de Parintins iniciou as atividades com 622 alunos matriculados. A unidade atende também demandas de Barreirinha, Nhamundá e cidades próximas. O instituto oferece duas modalidades de curso, o Integrado, com ensino médio e formação para o vestibular, em tempo integral nos cursos de Administração, Informática e Agropecuária, e o Subsequente, voltado para quem já concluiu o ensino médio. Nessa modalidade, os cursos disponíveis são Informática, Administração, Recursos Pesqueiros e Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário