segunda-feira, 30 de maio de 2011

Atlético-MG e Vasco: líderes iguais até nos cartões amarelos

Ao fim da segunda rodada, equipes chegam à liderança do Brasileirão com números idênticos em todos os critérios de desempate

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
elton vasco gol américa-mg (Foto: Alexandre Loureiro / 
FOTOCOM.NET) 
Élton celebra gol do Vasco: liderança inusitada
(Foto: Alexandre Loureiro / FOTOCOM.NET)
O Campeonato Brasileiro mal começou e já deu o tom do equilíbrio que deverá mais uma vez caracterizá-lo. A segunda rodada terminou com dois líderes, empatados em todos os critérios de desempate. Atlético-MG e Vasco estão iguais com seis pontos conquistados e até mesmo na quantidade de cartões amarelos recebidos.

O Atlético-MG venceu por 3 a 0 o Atlético-PR na primeira rodada do Brasileirão, enquanto o Vasco vez 3 a 1 no Ceará. No último sábado, o Galo levou a melhor sobre o Avaí, fazendo 3 a 1. Neste domingo, a equipe cruzmaltina venceu por 3 a 0 o América-MG. Assim, as duas equipes empataram em gols marcados e sofridos, além do saldo, como consequência.
O critério seguinte de desempate seria o número de cartões amarelos recebidos. Mas há igualdade até mesmo nesse quesito, com três para cada lado. Na primeira rodada, Toró foi advertido pelo Atlético-MG, e Diego Rosa e Jéferson pelo Vasco. Na segunda rodada, Patric e Guilherme, do Galo, receberam o amarelo, enquanto o vascaíno Jumar foi advertido.
A situação se repete na parte de baixo da tabela. Cruzeiro e Santos estão iguais até mesmo nos cartões amarelos recebidos – cinco para cada equipe. Assim, eles dividem a 16ª posição.
De acordo com o regulamento do Campeonato Brasileiro, os critérios de desempate são os seguintes, pela ordem:
1 – Maior número de vitórias
2 – Maior saldo de gols
3 – Maior número de gols pró
4 – Confronto direto
5 – Menor número de cartões vermelhos recebidos
6 – Menor número de cartões amarelos recebidos
7 – Sorteio
No entanto, está claro que o título nacional jamais poderia ser decidido na “moedinha”. O regulamento do Brasileirão (capítulo IV, artigo 11, parágrafo 4º) mostra que, na igualdade entre duas equipes em todos os critérios nos casos de luta por título ou contra o rebaixamento, haveria um jogo extra, em campo neutro.
Além disso, dentro do confronto direto, a CBF considera o resultado dos jogos de ida e volta, nos dois turnos do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, no caso de igualdade no placar, a decisão sairia pelo maior número de gols marcados na casa do adversário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário