terça-feira, 24 de maio de 2011

O combate à Dengue é o projeto da Escola Waldemar Pedrosa.

Foto:

Waldemar Pedrosa desenvolve o Projeto “prevenir é educar: Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos em 2011.”


A Escola Waldemar desenvolve em 2011, o projeto sobre a dengue, pois, atualmente, é um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil. Em Parintins apesar dos índices serem baixos, foi detectado aumento de casos de dengue, em função de criadouros que favoreceram a proliferação das larvas do mosquito Aedes Aegypti, fato este que possibilitou a notificação de casos positivos da doença no município.

Preocupados com essa situação, o corpo docente, discente e demais funcionários da Escola Estadual “Ministro Waldemar Pedrosa”, está desenvolvendo no ano de 2011 o projeto PREVENIR É EDUCAR: combater a dengue é um dever meu, seu e de todos.

Optou-se por esta temática por acreditar que é importante discutir no espaço escolar temas dessa natureza. Ações preventivas como essa devem ser implantadas e desenvolvidas no contexto escolar com a intenção de conscientizar a comunidade em geral da importância da prevenção no combate ao Mosquito da Dengue.

O projeto foi apresentado à comunidade no mês de abril, na VII Mostra de Gestão das Escolas Estaduais do município de Parintins. As ações que estão sendo desenvolvidas no decorrer do ano letivo estão relacionadas com a conscientização do problema em questão, que primeiramente envolverá o professor no que se refere ao levantamento de informações sobre a doença para posteriormente envolver alunos, pais e comunidade adjacente.

Ações educativas por meio de teatro (dramatização), danças, músicas, paródias, poesias, apresentação em slides, fotolog, produção textual: frases; panfletos; cartazes; flâmulas e slogan, confecção de máscaras, trabalho de campo (distribuição de panfletos informativos e conscientização da comunidade escolar e do bairro) se constituirão também em ações preventivas ao combate a Dengue.

Será realizado um WORKSHOP com oficinas elaboradas por professores e apresentadas por alunos da escola. Outra atividade do projeto envolverá visita aos quintais das casas do entorno da escola que culminará com uma caminhada de conscientização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário