quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dilma dá golpe fatal na Zona Franca

Dilma dá golpe fatal na Zona Franca












Ao publicar a MP 534 no Diário Oficial da União que circula nesta segunda - feira, a presidente Dilma Rouself desfere um golpe considerado por especialistas como "mortal" na  Zona Franca de Manaus, que perde vantagens comparativas e deixa de ser atrativa para investimentos  no Polo industrial de Manaus



A MP prevê que  os  tablets (computadores em forma de prancheta) a serem produzidos no Brasil passarão a ter benefícios fiscais - o  artigo 28 diz que ficam reduzidas a zero as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre a receita bruta de venda a varejo dos produtos especificados Esses benefícios só eram cocnedidos em Manaus. O governador  Omar Aziz  vai tentar conversar com a área econômica do governo e promete ingressar no Supremo Tribiunal Federal contra a MP, que segundo ele é inconstitucional.


 A  MP inclui um inciso no artigo 28 da Lei 11.196, de 21 de novembro de 2005, que trata, entre outros assuntos, do Programa de Inclusão Digital.
 Com a MP publicada hoje, o artigo ganha o inciso sexto, que inclui as "máquinas automáticas de processamento de dados, portáteis, sem teclado, que tenham uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 140 cm (Tablet PC)". A MP era esperada e já havia sido anunciada pelo governo. A inclusão no programa era necessária para que fosse dada a isenção de PIS e Cofins, hoje em 9,25%, sobre o produto.


AE / Portal do Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário