segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estádio do Corinthians começa a sair do papel com reza de operários

Máquinas foram ligadas às 8h14m desta segunda-feira (30). Expectativa é que o Fielzão fique pronto em dezembro de 2013, seis meses antes da Copa

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
estádio corinthians obras (Foto: Marcos Ribolli/ 
GLOBOESPORTE.COM)O engenheiro e os operários rezam antes do início das obras no terreno do estádio do Corinthians
(Fotos: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
Um Pai Nosso foi rezado pelos operários, posicionados em círculo, e, exatamente às 8h14m desta segunda-feira (30), a 1.104 dias do começo da Copa do Mundo de 2014, as obras do estádio do
Corinthians, batizado popularmente de “Fielzão”, finalmente tiveram início em Itaquera, bairro da zona leste de São Paulo. Após alguns adiamentos de datas, três caminhões e três tratores fazem a terraplenagem do terreno de 197 mil metros quadrados.
estádio corinthians obras (Foto: Marcos Ribolli/ 
GLOBOESPORTE.COM)Trator começa o trabalho de terraplanagem no local
As máquinas foram ligadas logo após uma reunião do engenheiro responsável, Frederico Barbosa, gerente operações da empresa Odebrecht, com os operários. Barbosa falou da importância de cada um deles na realização da obra. Durante o serviço de terraplenagem será feita a remoção dos dutos da Petrobras que atravessam o terreno. A rota será desviada.
- Esse trabalho será feito simultaneamente com a terraplanagem. Vamos preparar o caminho para que os dutos sejam instalados - explicou.
A partir de julho será feito o trabalho de fundações dos edifícios, que não sofrerá atrasos por conta das chuvas. A construtora espera muita água nos meses de outubro e abril. Essa etapa vai até abril de 2012. Na sequência, começa a montagem das partes pré-moldadas.
- Pelo cronograma, vamos passar por dois períodos chuvosos. Vamos torcer para que não sejam tão agressivos. Vamos intercalar terraplenagem e a parte de concreto e construção nos períodos mais chuvosos - ressaltou Barbosa.
A previsão é que o estádio fique pronto em dezembro de 2013, seis meses antes da Copa do Mundo de 2014. A cidade de São Paulo espera abrigar a abertura do Mundial, mas já está fora da Copa das Confederações, segundo a Fifa.
ESTÁDIO DO CORINTHIANS
Prazo de entrega Dezembro de 2013
Valor da obra indefinido
Funcionários Cerca de 2 mil
Tamanho do terreno 198 mil m²
Capacidade 65 mil pessoas
 O estádio terá capacidade para 65 mil pessoas. O engenheiro responsável pela obra disse não estar autorizado a falar sobre o valor do investimento. Essa questão ainda está em aberto entre clube e Odebrecht. A construtora apresentou um orçamento superior a R$ 1 bilhão. O Corinthians defende um modelo mais econômico - os dirigentes acreditam que é possível terminar a obra com pouco mais de R$ 600 milhões, que serão financiados pelo BNDES.
- Existe um projeto que está sendo desenvolvido e está sendo consolidado. É difícil afirmar qual o custo e o investimento. Está sendo trabalhado. Vai ser feito um acerto de qual é o projeto ideal e, a partir daí, se chega a um custo. Os valores oscilam - desconversou o engenheiro.
Nas contas do grupo, entre 1.500 e 2.000 funcionários trabalharão durante a obra. As contratações serão feitas depois de um cadastramento ainda a ser divulgado pelo clube e pela construtora. Entretanto, operários que moram nas proximidades do terreno terão preferência para facilitar o transporte.
Neste período inicial, os trabalhadores cumprirão 7h20m diárias de atividades, incluindo os sábados. Com o avanço da obra, a Odebrecht pretende criar grupos noturnos.
- Vamos identificar um local que será feito o cadastramento. Vamos treinar pessoas com um programa da empresa. Conforme aparecer demanda, vamos convidando e fazendo seleção. Temos também profissionais em outras obras que serão deslocados - disse.
estádio corinthians obras (Foto: Marcos Ribolli/ 
GLOBOESPORTE.COM)Funcionários iniciam trabalhos no estádio do Timão (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, não compareceu ao início das obras, mas, em nota oficial, comemorou o fato. Em nenhum momento, porém, citou o Fielzão como palco da Copa do Mundo de 2014.
"Palavra do Presidente aos corinthianos
É com muita alegria e com muito orgulho que anunciamos o início das obras do Estádio do Corinthians, em Itaquera. O dia 30 de maio de 2011 ficará marcado como o início da realização do sonho de toda uma Nação.
Trata-se de mais uma conquista de toda a torcida Corinthiana. Mais uma conquista nessa vitoriosa história centenária. Essa atual Diretoria sempre elegeu como prioridade o aprimoramento das estruturas físicas do Corinthians. Em primeiro lugar, foi construído o moderno Centro de Treinamento. Depois, era hora, enfim, do Estádio. A empreitada é complexa. As dificuldades são muitas. O trabalho é enorme. E está apenas no começo.
Toda a Diretoria, porém, reconheceu a importância do projeto e tem trabalhado dedicadamente para alcançar pleno êxito. O objetivo é construir uma arena moderna, bonita, que atenda aos interesses de toda a Nação Corinthians, mas de forma responsável, zelando pelas finanças do clube.
Subimos mais um degrau. Ainda faltam muitos. Mas não descansaremos enquanto não chegarmos ao topo da escada, no dia da inauguração do Estádio da República Popular do Corinthians.
Obrigado a todos que contribuíram para chegarmos até aqui.
Parabéns, Corinthians.
Andrés Navarro Sanchez
Presidente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário