terça-feira, 24 de maio de 2011

GARANTIDO 2011: PROJETO MISCIGENAÇÃO ENTRA NA FASE DE ACABAMENTO


A idéia artística do Garantido traz a leveza e um boi dinâmico na arena. "Tudo o que está sendo concebido artisticamente está muito de acordo com o que as toadas estão falando", Fred Góes.


Os trabalhos de galpão da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido para o Festival Folclórico 2011 estão na última fase de acabamento. De acordo com o coordenador da Comissão de Artes da agremiação, Fred Góes, os artistas finalizaram a parte de estrutura metálica e de movimentos, passando para a fase de recobrir os módulos alegóricos. Fred diz que alguns setores do boi como tribos e capacetes de tuxauas finalizaram os trabalhos. "As estruturas de galpão devem estar prontas dentro do cronograma estipulado pela Comissão de Artes e diretoria, restando somente à pintura. Tivemos alguns atrasos, principalmente na questão de ferro, mas já superamos essa fase nessas últimas três semanas e o boi caminhou muito bem", ressalta Fred. Até a próxima semana, a meta dos artistas, salienta Fred Góes é iniciar a parte do refinamento do trabalho artístico. "Com o andamento dos trabalhos acelerado, até lá a gente já entre naquela fase mais prazerosa para o artista que é pintar a alegoria e dar o acabamento final", disse.
O atraso dos repasses dos patrocinadores do Festival de Parintins, afirmou Fred foi outro fator a prejudicar as atividades dentro do Galpão.
Boi de arena
Fred Góes não esconde seu entusiasmo em falar sobre o projeto de arena do Garantido para o Festival 2011. Ele se limita a deixar a avaliação de todo o trabalho executado pela Comissão de Artes a critério da Nação Vermelha e Branca. "À nossa galera eu sugiro que imagine o que tem aqui dentro dos galpões a partir das nossas próprias toadas, ou seja, do impulso que as toadas deram ao boi de arena de modo geral", salienta.
Fred afirma que o projeto artístico do Garantido traz a leveza e um boi dinâmico na arena. "Tudo o que está sendo concebido artisticamente está muito de acordo com o que as toadas estão falando", diz.
A galera Vermelha e Branca pontua Góes, pode esperar um boi dinâmico, com muita agilidade na arena e, sobretudo como a o Povo de Alma Vermelha se acostumou a participar no bumbódromo, sempre vibrante e à flor da pele. "Eu sempre tenho dito: A nossa galera está num ponto que a qualquer manifestação entra em erupção, ou no riscar de um palito de fósforo logo se incendeia. Então o boi está trabalhando muito com pé no chão".
De acordo com Fred Góes, o boi Garantido em 20110 implementou uma nova política de se trabalhar o projeto boi de arena. Iniciando um trabalho de reciclagem muito forte, gerando uma economia grande de matérias e de tempos de confecção das alegorias. A diretoria buscou honrar os compromissos, principalmente com os trabalhadores dos galpões. "Visando exatamente essa tranqüilidade do boi na arena e com a certeza que a gente possa sair com todos os artistas pagos, ao contrário dos últimos anos é que tivemos o caudado de planejar todos os trabalhos", disse o Coordenador da Comissão de Artes.
"o planejamento foi feito pra isso. E se Deus quiser nós vamos chegar lá fechando o Festival com os nossos artistas todos pagos". assegurou Fred Góes.

Texto: Marcondes Maciel
Foto: Paulo Sícsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário