quarta-feira, 25 de maio de 2011

UEA realizará em 28/05/2011 o I SEMINÁRIO INTER E TRANSDISCIPLINAR DE LEITURA

Foto: Divulgação

Na formação universitária, a leitura é um caminho que conduz para a construção de vários conhecimentos. Contudo, quando os alunos iniciam a caminhada acadêmica se deparam com situações complexas que precisam resolver sob pena de terem a constituição do seu saber comprometido por não conseguir relacionar a realidade em que vivem com a realidade em que se encontram.

Para que haja esta promoção do saber, os docentes das disciplinas Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa I, Lingüística I, Metodologia do Estudo e Metodologia do Trabalho Científico, numa ação inter e transdisciplinar com os acadêmicos do Primeiro Período dos cursos de Licenciatura do CESP / UEA, buscaram uma concepção construtiva de aprendizagem e de leitura inserida na formação do leitor.
Desta forma, constituiu – se o I Seminário “Inter e Transdisciplinar de Leitura” como finalidade fundamental uma construção do conhecimento na perspectiva da formação do professor – leitor, envolvendo as turmas do Primeiro Período dos cursos de Licenciatura em Letras (Matutino / Noturno), Geografia (Matutino), História, Química e Biologia.
OBJETIVO: Fomentar conhecimentos na perspectiva inter e transdisciplinar sobre a formação do professor – leitor, através da reflexão de textos que abordam a prática de leitura em diferentes níveis de ensino.
QUESTÃO NORTEADORA: Como os acadêmicos iniciantes nos cursos de licenciatura do Centro de Estudos Superiores de Parintins / UEA percebem o ato de ler voltado para a formação do professor – leitor?
PROGRAMAÇÃO:
8:00h – Abertura.
8:15h às 9:00h – Curso de Licenciatura em História: “O Livro e Leitura no Brasil” (Alessandra El Far).
Debate: 10 min.
9:15h às 10: 00h – Curso de Licenciatura em Química: “O que é Leitura?”(Maria Helena Martins).
Debate: 10 min.
10:15h às 11:00h – Curso de Licenciatura em Letras / Matutino: “O Ato de Ler” (Ezequiel Theodoro) e “A importância do ato de ler” (Paulo Freire).
Debate: 10 min.
11:10h às 14:00h – Intervalo.
14:00h às 14:45h – Curso de Licenciatura em Letras / Noturno: “Leitura de Estudo: ler para aprender a estudar e estudar para aprender a ler” (Leda Tessari Castelo - Pereira).
Debate: 10 min.
15:00h às 15:45h – Curso de Licenciatura em Biologia: “Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura” (Ângela Kleiman).
Debate: 10 min.
16:00h às 16:45h – Curso de Licenciatura em Geografia / Matutino: “Oficina de leitura e produção de textos” (Carla Viana Coscarelli) e “Como ler, entender e redigir um texto” (Emil Faulstich).
Debate: 10 min.
17:00h – Encerramento.

EQUIPE ORGANIZADORA
Profª. Esp. Delma Pacheco Sicsú.
Profª. Esp. Dilce Pio Nascimento.
Prof. Dr. Francisco de Assis Serrão Dinelly.
Profª. Esp. Gracy Kelly Monteiro Dutra.
Profª. Esp. Gyane Karol Santana Leal.
Prof. Esp. Luiz Alberto Mendes.
Profª. Esp. Maria Celeste Cardoso.
Profª. M. Sc. Maria de Jesus Pacheco Ribeiro.


REALIZAÇÃO:
NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO DA CULTURA E DA EDUCAÇÃO NO BAIXO AMAZONAS – NICEBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário