Empresas estabelecem parceria com a diretoria do Garantido para investir em reciclagem
A responsabilidade ambiental e social da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido ganhou impulso com a administração do presidente Telo Pinto e toda a diretoria. O compromisso em sair do discurso para por em prática uma política de reciclagem de resíduos que são produzidos dentro dos galpões da agremiação foi concretizada em 2011. Os dirigentes do Garantido firmaram uma parceria com a empresa Rio Limpo que atua no mercado de reaproveitamento de sucatas tais como: papel, papelão, ferro, plástico, borracha, entre outros matérias.
Na cidade Garantido o trabalho de seleção do material é feito por uma equipe operacional treinada exclusivamente para a função. Eles separam ferro, isopor e plástico que em seguida passam pelo processo de prensagem. No caso do ferro são formados blocos para o transporte. O plástico e isopor são a acondicionada em sacos de fibra e levados para um depósito da Cidade Garantido. "São 500 sacos de fibra com capacidade ½ metros cúbicos de isopor cada um", explica do diretor administrativo Osório Melo.
O diretor faz uma previsão de que os trabalhos de galpão deste ano cheguem a produzir 80 toneladas de ferro. "O papelão e alumínio, diz Osório, são entregues para os trabalhadores da Associação dos Catadores de Lixo de Parintins. Logo após cada evento e ao término dos trabalhos em galpão, o material é recolhido e entregue para os catadores. Para atender as exigências de trabalho da equipe operacional de reciclagem, um barracão foi construído especificamente para o manuseio dos equipamentos cedidos pela empresa Rio Limpo.
Garantido vai reciclar 80 toneladas de ferro
No mês passado cinco técnicos da empresa Rio Limpo capacitaram os trabalhadores que formam a equipe técnica de funcionários do Boi Garantido para a utilização dos equipamentos enviados pela empresa para a operação Eco Bumbá. O boi recebeu o maior número de equipamentos com 08 máquinas que auxiliarão os trabalhos de reciclagem entre elas 01 prensa para ferro e alumínio, 01 bancada de policorte, 01 máquina de cortar ferro, 04 maçaricos e 01 estufa para isopor.
De acordo com o presidente do Garantido Telo Pinto, o Garantido deve reciclar pelo menos 80 toneladas de ferro durante o Festival 2011, mas a orientação é que se reutilize o maior número de materiais possível, evitando assim o desperdício. "Esse é um projeto que vem complementar o trabalho de reutilização e reciclagem do material que não tem mais utilidade para a confecção de alegorias", disse Telo.
O presidente Telo Pinto afirma que a responsabilidade social da agremiação folclórica passa também pela responsabilidade com o meio ambiente e pela preservação do homem amazônida. "Não é somente cantar a manutenção da floresta é praticar ações concretas de defesa do maior patrimônio que é a fauna e a flora do planeta", destacou Telo.
Texto: Marcondes Maciel
Foto: Paulo Sicsú
Nenhum comentário:
Postar um comentário