terça-feira, 3 de maio de 2011

BI GARCIA ANUNCIA LIBERAÇÃO DO AEROPORTO JÚLIO BELÉM

O prefeito Bi Garcia anunciou ontem pela manhã em entrevista na Rádio Alvorada, a liberação total do aeroporto Júlio Belém para operações de pousos e decolagens de aeronaves, tanto no período do dia como à noite. A decisão do juiz federal Dimis Braga saiu ontem às 18h e foi comunicada de imediato ao prefeito Bi Garcia. O aeroporto ficou fechado por oito meses, desde setembro do ano passado, causando enormes prejuízos à econômica local. Bi Garcia disse que o pedido de interdição da justiça foi embasado em um relatório do ano de 2008 a 2009. “De 2009 até agora o aeroporto de Parintins não apresentou nenhuma ocorrência de perigo aviário”, disse Garcia. O aeroporto estava funcionando apenas à noite para pousos de aeronaves que transportam passageiros.
O juiz federal Dimis Braga considerou em sua decisão os relatórios apresentados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas-IPAAM, pela Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC e pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, que demonstraram por meio de várias inspeções as melhorias realizadas na lixeira, hoje aterro controlado. A administração do aeroporto de Parintins também fez um trabalho relevante que pesou na decisão judicial, respondendo tecnicamente a todas as indagações da justiça quanto aos equipamentos instalados no aeroporto de Parintins. O aeródromo de Parintins tem uma pista de 1800 metros, considerado o melhor do interior do Amazonas, dispondo de uma brigada contra incêndio, equipamentos de raio-x, detector de metais, entre outros equipamentos de segurança exigidos pela aviação civil.
O prefeito Bi Garcia afirmou que o trabalho da administração municipal será manter o controle do aterro controlado para evitar que o depósito de lixo de forma incorreta ocasione problemas futuros. Bi Garcia disse que o novo projeto de aterro controlado para o município de Parintins não receberá o lixo domiciliar para evitar que os urubus sejam atraídos por conta de restos de alimentos e todo o resíduo das residências terá destinação em outra área da cidade. O administrador do aeroporto Jean Jorge já informou da decisão todas as agências de viagens e empresas aéreas que estão habilitadas para operar no município para comunicar a liberação do aeroporto Júlio Belém para os pousos durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário