terça-feira, 3 de maio de 2011

Casa Branca é pressionada a revelar fotos da ação que matou Bin Laden

Dezessete ou dezoito pessoas estavam no casarão na hora do ataque. Entre os que sobreviveram havia mulheres e crianças na casa e um homem que seria um dos filhos de Bin Laden. Mas ainda há muitas dúvidas sobre quem são todas essas pessoas, como Bin Laden foi parar em Abbottabad.
Na Casa Branca aumenta a pressão para que sejam divulgadas fotos ou imagens da operação dando provas visuais da morte de Bin Laden. O chefe de contraterrorismo John Brennan chegou a dizer que acha que as fotos serão mostradas, mas a decisão final cabe ao presidente Barack Obama e que ele estaria avaliando nesta terça-feira se divulga fotos de Bin Laden morto ou do momento em que o corpo dele foi lançado ao mar.
Em Nova York o policiamento ostensivo foi reforçado e aumentou o número de policiais à paisana na cidade. Ao redor do mundo, as embaixadas e os consulados americanos estão em alerta temendo uma possível retaliação terrorista
Os americanos ainda tentam entender como foi a operação que levou à morte de Bin Laden. A peça chave foi o mensageiro de Bin Laden, o homem de confiança da al-Qaeda.
O serviço de inteligência americano, a CIA, chegou ao nome dele, depois de anos de investigações, e também com a ajuda de depoimentos de presos em Guantánamo e em prisões secretas no leste Europeu.
Os agentes rastrearam telefonemas e emails do mensageiro e as pistas levaram os investigadores a casa em Abbottabad, no Paquistão.
Os agentes mapearam por satélite a região e até fizeram maquetes eletrônicas da casa, para planejar o ataque. As pistas eram consistentes, mas até o último minuto, os investigadores não tinham certeza de que Bin Laden estava escondido na fortaleza.
Na sexta-feira passada, em uma reunião secreta na Casa Branca, o presidente Barack Obama autorizou a operação. Os militares chegaram a avaliar a possibilidade de um ataque à bomba, mas optaram por usar helicópteros, para não eliminar provas.
Foram usados dois helicópteros na linha de frente, um terceiro quebrou e outro ficou dando cobertura. Fuzileiros navais de elite, chamados de ‘team six’, invadiram a casa e deram um tiro na cabeça de Bin Laden.

Um fuzileiro tirou uma foto dele e mandou via internet para o comando da operação. Só então, o governo americano teve certeza de que tinha cumprido a missão.
Segundo o chefe de contraterrorismo John Brennan, Bin Laden viveu ali durante cinco ou seis anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário