domingo, 1 de maio de 2011

GARANTIDO REINA ABSOLUTO EM PARINTINS

                                                   
Alvorada e lançamento do CD e DVD mostraram quem manda na cidade do Festival. Sem ser paga pra ir, torcida lotou curral e ruas vermelhas.   

O Boi Garantido reinou absoluto em Parintins na noite de ontem, 30, e madrugada de hoje, 01 de maio, quando realizou a festa da Alvorada Vermelha e o lançamento do CD e DVD Miscigenação. A festa iniciou as 22 horas, no curral Lindolfo Monteverde e movimentou um público extraordinário de torcedores da cidade e turistas que vieram para conhecer ou que fazem questão de regularmente participar do evento.
O Boi de Baixa de São José em 2011, mesclou tradição e inovação. Lançou um produto inédito no mercado fonográfico do Festival de Parintins (CD e DVD ao vivo gravado na Cidade Garantido) e promoveu a festa mais tradicional da história do boi bumbá, a Alvorada Vermelha.
Segundo o presidente Telo Pinto, apesar da Cidade Garantido ter tido lotação máxima muitos não poderam chegar a ilha por faltas de vagas em vôos ou em barcos regionais. “Quem tentou desafiar o Garantido se deu mal. O Garantido é tradição mas também atua na vanguarda do Festival. O sucesso se deve a paixão que tem o torcedor pelo nosso boi. É mais um salto na nossa arrancada ao título de 2011”. vibrou Telo Pinto.
                                              
Organização
Todos os setores do boi estiveram envolvidos na organização do espetáculo. Mais de 500 pessoas atuaram na cenografia, música, coreografia, segurança, apoio e organização. “Nós iniciamos a produção dessa festa após a gravação do CD e DVD no mês de fevereiro. O que se viu aqui também foi a garra de um grupo de incansáveis”, disse Gean Jorge, coordenador de eventos da agremiação folclórica. 
                                                
A Festa da Alvorada Vermelha e lançamento do CD e DVD Miscigenação teve início as 22 horas. O apresentador Israel Paulain e o levantador de toadas Sebastião Junior fizeram a Cidade Garantido vibrar ao som das novas toadas do Garantido. “Pra mim foi um momento especial. A Alvorada tem um simbolismo muito grande para o torcedor do Garantido. Foi a minha primeira Alvorada como item nº 2. Foi muito emocionante. Agradeço a diretoria e a toda essa galera”, disse Sebastião Junior.
Amor
Outro ponto marcante da festa foi a interpretação da toada “Nosso Amor” feita pelo apresentador Israel Paulain. “Pra mim esse é especial. Além de estar perto da torcida do meu boi, estou completando 10 anos como apresentador. Essa toada foi uma homenagem e tanto ao sentimento que não é só meu, mas de toda a nação vermelha e branca”, disse Israel emocionado.
Passaram ainda pelo palco o pajé André Nascimento, porta estandarte Raissa Barros, rainha do folclore Patrícia de Góes, cunha poranga Tatiane Barros e a sinhazinha Ana Luisa Faria que dançou com o Boi Garantido.
“São já 15 anos como tripa do Garantido e é sempre uma festa especial a Alvorada do Garantido. É quando o boi vai de encontro a seus seguidores. O melhor é ver que todos amam o Garantido. Ele é dengoso e não espanta criancinhas como o contrário”, espetou Denildo Piçanã, tripa do Garantido. O amo Tony Medeiros faz também uma atuação marcante com seus fortes versos de desafio e entoando “Kuarup”, toada de sua autoria.
Brincadeira na madrugada
O Boi ganhou as ruas por volta das 02 horas da manhã de domingo. Seguiu pela Rodovia Odovaldo Novo, Vicente Reis com parada obrigatória em frente ao curralzinho da Baixa onde tudo começou a quase 100 anos atrás com o Mestre Lindolfo Monteverde. Seguiu ainda pela Praça de São Bendito, Avenida Amazonas e encerra ao amanhecer, na Praça da Catedral do Carmo.“Nós brincávamos com Lindolfo. Íamos com as porongas, com as lanças nas mãos. Lembro que os índios eram enfeitados com folhas de bananeira e nós usávamos camisas de cetim ”, lembrou Raimunda Almeida, batuqueira desde 1973.
“Seu Lindolfo era amo e dono do Garantido. Tirava verso e toadas com seu Didi, Braulino, Vavazinho Teixeira e muitos. Algumas coisas mudaram, menos o amor que temos pelo Garantido. A nossa tradição permanece forte”, contou dona Raiumunda com as palminhas nas mãos.  
Texto: Márcio Costa
Foto: Paulo Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário