segunda-feira, 23 de maio de 2011

ISRAEL PAULAIN: 10 ANOS DE VITÓRIAS E INOVAÇÃO




Logo em sua estréia em 2001 Israel Paulain foi nota máxima no item 01, levando o Garantido ao tetra campeão do Festival daquele ano.

“Dois mil e onze é um ano muito especial para mim. Estou completando dez anos e dos nove que se passaram eu tive oito vitórias como apresentador oficial do meu Boi Garantido”. Essas são as palavras de Israel Paulain, um dos itens mais queridos do boi Garantido.
2011 é o ano que Israel Paulain completa 10 anos como apresentador oficial do boi da Baixa de São José. Segundo ele, vários fatos colaboram para sua trajetória de vitórias. “Tudo isso só foi possível devido o carinho da galera e dos torcedores que formam a Nação Vermelha e Branca. Isso é incondicional e foi o ponta-pé de toda a minha trajetória”, diz Israel. Ele afirma que houve uma fidelidade dele com a galera e da galera com ele. “Esse amor, essa dedicação, essa garra, essa raça, essa cumplicidade que temos dentro e fora da arena foi fundamental para nós continuemos contribuindo com o nosso boi”, destacou.
Homenagem
 Para marcar uma década de Israel Paulain no Garantido o compositor Enéas Dias dedicou a toada “Eterno Amor”, que faz parte do repertório musical do CD Miscigenação 2011. “Fiquei muito feliz com a composição do meu querido amigo e irmão Enéas Dias. Uma toada que foi feita em minha homenagem, mas é na verdade uma homenagem a cada torcedor que ama o Garantido de verdade que é apaixonado nosso boi assim como eu sou”, ressaltou. Como parte da homenagem a Israel Paulain a diretoria do Garantido programou uma grande festa na Cidade Garantido em Parintins, marcada para o final do mês de maio e outra já definida para o dia 05 de junho, no Almirante Roll em Manaus. “Uma grande festa com a participação da batucada, todos os itens oficiais e a galera, como forma de reconhecimento ao garoto que se tornou ícone do Festival de Parintins”, destacou o presidente do Garantido Telo Pinto.  
Mais vitórias
Israel Paulain reconhece os resultados positivos com que tem contribuído com o Boi Garantido. “Eu espero que em 2011 acima de tudo o Garantido vença o festival. Para isso darei o máximo de mim e já estou trabalhando o boi de arena e vou vencer mais uma vez e levar o nosso Boi a vitória”, diz otimista. Israel estreou na função de mestre de cerimônia do Boi do Povão em 2002 num grande desafio que foi substituir o garotinho de ouro Paulinho Faria, imbatível como item n° 01 na arena do Bumbódromo.
Antes de se tornar apresentador do Garantido, Israel Paulain foi membro da Batucada por 10 anos seguidos. Atuou também como locutor oficial do bumbá onde chamava na arena do Bumbódromo o então apresentador do Garantido Paulinho Faria. Ele fala que já começou a paixão pelo Boi do Mestre Lindolfo Monteverde no berço vermelho. “A pesar de toda minha família ser de torcedores do azul, o destino quis que fosse para o Garantido”, diz Paulain.

Ele conta que morou no município de Nhamundá durante oito anos e todos os anos vinha para o festival e ficava hospedado na casa dos tios Aldete Paulain e Salomão Cohen, torcedores do Garantido. “Enquanto meus pais iam para os ensaios do Caprichoso eu ia com meus tios para o ensaio do Garantido até o ano de 1987. A partir de 1988, por ocasião da inauguração do Bumbódromo eu passei a sair na frente da Batucada do Garantido”, diz. O curumim pereché Israel Paulain atuou como apresentador boi mirim, sendo o primeiro o Boi Bosquinho da escola Senador João Bosco e depois se dedicou a apresentar o Garanchoso boi do colégio Nossa Senhora do Carmo, uma junção de Garantido e Caprichoso.

início
Em 95 o então apresentador Paulinho Faria teve que se afastar do cargo de apresentador e no dia 30 de junho Israel Paulain foi convidado para chamar o Paulinho Faria na arena do Bumbódromo. “Fiz uma apresentação com muita emoção e de lá em diante, de 95 a 2001, eu passei a ser o futuro apresentador e locutor oficial do Garantido, aprovado pela galera, pela diretoria e até pelo próprio Paulinho Faria”, diz. Em 2002 o novo talento do Garantido assume o cargo de apresentador oficial do Touro Branco. “Nesse ano eu contribui para o tetra campeão do festival, título que marcou minha entrada na agremiação como item”, lembra Paulain. De lá pra cá houve uma trajetória de conquistas e estou completando dez anos. São resultados positivos que tem contribuído com o Boi Garantido. Eu espero que em 2011 acima de tudo o Garantido vença o festival. Darei o máximo de mim, estamos trabalhando o boi de arena e vou vencer mais uma vez e levar o nosso Boi a vitória, afirma.

Legado
O perreché Israel Paulain diz que ter se tornado o item n˚ 01 do Garantido foi um legado. ”É poder servir a minha Nação Vermelha e Branca e ser reconhecido por isso e ficar na história positiva do Festival, de uma cultura que é reconhecida internacionalmente e que o mundo todo exalta e poder fazer parte dela de forma positiva”, salienta. Ele encerra dizendo que “isso pra mim é o maior agradecimento, essa galera cada vez mais nos receber com o carinho e estar conosco sempre nos apoiando e em contrapartida estar retribuindo. Portanto dedico esses dez anos a toda a galera do Garantido”.
 www.boigarantido.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário