quinta-feira, 19 de maio de 2011

Parintins: Amazonas Energia é multada pelo Ibama por derramar óleo combustível em lago

Em Tempo

Alguns animais morreram em consequência do incidente FOTO: 
Divulgação
Adicionar legenda

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), multou , no valor de R$250 mil, a empresa  Eletrobrás-Amazonas Energia pelo derramamento de óleo combustível no lago do Macurany, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
De acordo com o órgão, os moradores da comunidade próxima ao local denunciaram a situação. Segundo os moradores, o problema estaria causando dores de cabeça e vômitos na população local e a mortandade de peixes e pássaros da região.
Segundo o coordenador da operação, Diego Sanchez, o Ibama constatou que o derramamento de óleo foi procedente da Usina Termoelétrica Parintins no dia 22 de abril.
Sanchez informou que após o órgão notificar a Eletrobrás para tomar providências, um laudo técnico foi confeccionado e a empresa autuada por causar poluição, conforme determina o artigo 61 do Decreto Federal 6.514 de 2008.

Segundo o Diretor do órgão, Kedson Reis, o problema foi ocasionado devido a uma forte chuva que aconteceu no dia. De acordo com ele esse fato ocasionou o transbordamento do conteúdo dos tanques de contenção, onde são depositados os efluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário